Xô, timidez
Faça o teste e veja se a timidez atrapalha a sua vida
Ilustração Rafael Urnhani
A timidez atrapalha a sua vida?
1 - Sempre que chega a um lugar público tem a sensação de que todos estão olhando para você?
2 - Você vive com a impressão de que, entre as amigas, é a mais boba e desajeitada?
3 - Se é convidada para uma festa e sabe que nenhuma BFF vai estar lá, prefere não ir?
4 - Quando precisa fazer uma prova ou apresentar um trabalho na escola, sempre espera o pior?
5 - Você anda se sentindo meio solitária ultimamente, com aquela sensação de que ninguém a entende?
6 - Se um amigo a chama por um apelido que detesta, você prefere se afastar dele a dizer o quanto aquela atitude a está incomodando?
7 - Quando alguém pergunta a sua opinião sobre qualquer coisa, do mais simples ao mais importante dos assuntos, a resposta que você mais usa é "pra mim tanto faz"?
8 - Você nunca conta seus segredos a ninguém, nem mesmo à sua melhor amiga?
Resultado
conte quantas vezes você respondeu "sim" e confira o resultado
Até 2 respostas "sim"
Quase NADA!
Você fica envergonhada e insegura em algumas situações, o que é bem normal. O importante é que, pelo menos por enquanto, você não está deixando que a timidez a impeça de se relacionar com os outros, de passear e de viver a vida plenamente. Continue assim!
De 3 a 6 respostas "sim"
Ô se ATRAPALHA!
A sua timidez já está começando a passar dos limites. Antes de fazer qualquer coisa, você se pergunta: "Mas o que será que os outros vão achar?". Para vencer esse monstrinho antes que ele cresça mais, tente colocar em prática as dicas da nossa matéria. Outra ideia é procurar um curso de teatro ou algum esporte coletivo. Essas aulas vão ajudá-la bastante a se soltar.
De 7 a 8 respostas "sim"
Atrapalha E MUITO!
Você vive se achando inferior e incapaz. Tem tanta certeza de que vai fazer feio quando está no meio da galera que prefere ficar na sua. Só que, com isso, pode acabar se isolando. Sua timidez está indo além da conta e, para vencê-la, talvez você precise da ajuda dos seus pais. Que tal contar a eles como está se sentindo em relação a essa vergonha exagerada? Eles certamente poderão apoiá-la, ajudando a encontrar uma solução para o problema.